O ácido hialurônico se tornou um dos queridinhos do mercado de beleza e saúde da pele e sua fama não é por acaso. Isso porque a substância está presente na fórmula de diversos produtos, mas também é produzida naturalmente no nosso organismo.
Quem busca, por exemplo, resultados eficientes de harmonização facial, melhorar a aparência e hidratação da pele, tem nele um aliado potente para ótimos resultados.
Por isso, a Clínica Gadelha preparou este conteúdo exclusivo para explicar tudo sobre o ácido hialurônico, para que serve e seus principais benefícios. Confira conosco e boa leitura!
Afinal, o que é o ácido hialurônico e quais suas principais recomendações?
O ácido hialurônico é um ativo produzido de forma natural pelo nosso corpo e possui propriedades que hidratam a pele e estimulam a produção de colágeno. Ou seja, ele é uma das substâncias responsáveis por manter a pele lisa, firme e com aparência saudável.
Contudo, assim como acontece com células do nosso corpo, o ácido hialurônico reduz significamente sua produção com o passar dos anos. Dessa forma, necessita de reposição a fim de retardar o envelhecimento da pele e manter a jovialidade da derme.
Ele é encontrado em maiores quantidades na pele, nos tecidos conjuntivos e nos olhos.
Porém, é possível que a substância esteja presente em produtos de beleza e estética, como cremes, géis, pomadas, cápsulas, colírios e aplicações tópicas ou injetáveis.
Algumas das recomendações no uso do ácido hialurônico são para suavização de rugas ou linhas de expressão, preenchimento labial e até mesmo no tratamento de osteoartrite ou olho seco.
Porém, seu uso deve ser feito somente com indicação de um profissional especializado.

Para que serve o ácido hialurônico?
Podemos explicar os benefícios do uso do ácido hialurônico em apresentação líquida a partir de 3 ações onde a substância se mostra muito eficaz.
Aplicado individualmente, ou combinado com outras vitaminas – como acontece no procedimento de Skinbooster, confira cada uma delas a seguir.
Combate às rugas e linhas de expressão
São dois os tipos de rugas existentes no rosto, as dinâmicas e a estáticas. Enquanto a primeira acontece pelo movimento constante dos músculos, a ruga estática se mostra visível até mesmo com o rosto em repouso.
O principal motivo dela é a diminuição na produção do colágeno, que começa a acontecer a partir dos 25 anos. Além disso, fatores como alimentação, consumo de álcool, tabagismo e exposição ao sol podem acelerar o processo de envelhecimento da pele.
Por isso, torna-se necessário o uso do ácido hialurônico para quem deseja suavizar os sinais da idade, combater as rugas e minimizar as linhas de expressão.
Hidratação mais eficiente para a pele
Uma pele hidratada certamente terá uma aparência mais jovial e saudável. E para isso, é possível contar com as propriedades do ácido hialurônico a fim de garantir que ela fique mais viçosa e radiante.
Isso porque ele possui alta capacidade de reter água, o que contribui para que a pele tenha maior elasticidade, firmeza e saúde.
O ácido hialurônico reduz os sinais do envelhecimento
Muito mais do que uma questão estética, a flacidez da pele, olheiras e bolsas ou o aparecimento de marcas de expressão ou rugas costumam afetar até mesmo nossa autoestima.
Contudo, a aplicação do ácido hialurônico é capaz de devolver não só o brilho e saúde da pele, como contribuir para a melhora do humor e maior satisfação com a própria aparência.
Afinal, ainda que envelhecer aconteça para todos, isso não significa que você precisa se descuidar da beleza e saúde.
Como o ácido hialurônico pode ser aplicado na pele?
Algo interessante sobre o ácido é que ele pode ser aplicado de formas distintas, sendo assim, cada pessoa pode optar pela maneira que mais lhe agrada. Saiba mais:
Ácido hialurônico injetável
Em forma de gel, a aplicação do ácido hialurônico é através da injeção do produto em diferentes camadas da pele. Entretanto, esse é um procedimento que deve ser feito apenas por um profissional especializado e de confiança.
Ideal para aumentar o volume dos lábios e bochechas, corrigir olheiras ou cicatrizes de acne ou oferecer mais vitalidade para o rosto, o procedimento costuma durar pouco mais de 30 minutos e permanece por 6 meses a 2 anos.
Os resultados da aplicação injetável de ácido surgem imediatamente após a realização do procedimento.

Cremes com ácido hialurônico
Na forma de cremes, o ácido é aplicado na camada externa da pele, de modo contínuo. Porém, o ideal é que este tipo de uso aconteça de modo preventivo ou complementar à aplicação injetável, já que apresenta pouco resultado como tratamento.
O uso também precisa da recomendação profissional, uma vez que é necessário individuar a prescrição de acordo com a necessidade de cada paciente.
Cápsulas e soluções orais de ácido hialurônico
Também com propriedades preventivas contra o envelhecimento da pele, o ácido hialurônico em cápsulas e soluções orais ajudam a manter a hidratação da derme e retardar o aparecimento de rugas.
Ambos os casos exigem prescrição de um profissional, entretanto ainda não existem estudos suficientes para comprovar a eficácia do uso de ácido hialurônico por via oral.
Colírio
Por último, o ácido em sua forma oftalmológica busca tratar a síndrome do olho seco, lubrificar as vistas e evitar sintomas como ardor, vermelhidão ou coceiras.
Após a cirurgia de catarata, ele é um poderoso aliado para diminuir o processo inflamatório e acelerar a cicatrização.
Tenha uma pele incrível e jovial com as aplicações de ácido hialurônico da Clínica Gadelha!
Após entender melhor sobre o ácido hialurônico e suas diversas aplicações, você precisa conhecer a Clínica Gadelha. Isso porque somos referência nacional em procedimentos estéticos e temos soluções personalizadas para sua beleza e saúde.
Na Clínica Gadelha você conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especialistas nos melhores tratamentos estéticos do mundo.
Entre em contato conosco e revele já a sua beleza natural!
Para conferir outros conteúdos sobre saúde, procedimentos e estética, continue no Blog da Clínica Gadelha.