mulher com as mãos no próprio rosto. Imagem ilustrativa para texto Tipos de pele.

Tipos de pele: entenda quais são e as características de cada um

Identificar os diferentes tipos de pele é muito importante, já que cada um deles demanda cuidados específicos. Dessa forma, você corre menos riscos de errar nos tratamentos e na elaboração dos seus cuidados diários.

Afinal, se você tratar a sua pele como se ela fosse de um tipo que não é o seu, pode piorar sintomas como acne, manchas e sinais de envelhecimento precoce.

Isso porque os diferentes produtos são desenvolvidos em um equilíbrio entre a água e as glândulas sebáceas — responsáveis pela produção de sebo.

Sendo assim, elaboramos este conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre esse tema e, ao final, você ainda pode responder a um questionário para descobrir exatamente qual é o seu tipo de pele.

Boa leitura!

Tipos de pele e cuidados

Existem 4 tipos de pele principais: normal, seca, oleosa e mista. Embora no mundo ideal a realidade fosse diferente, infelizmente não temos escolha sobre esse fator, já que ele é totalmente determinado pela genética.

Contudo, a nossa pele pode variar bastante de acordo com fatores externos, como o clima, os produtos que utilizamos e fatores internos, como a nossa alimentação.

Por isso, independentemente do seu caso, não se preocupe. Sempre há maneiras de controlar os pontos negativos e realçar os positivos. E é sobre isso que vamos falar a seguir, detalhando cada um dos tipos de pele, suas características e cuidados. Confira!

Normal

A pele normal é aquela sem nenhuma característica negativa ou positiva extremamente aguçada. Ou seja, ela apresenta um equilíbrio interessante entre água e sebo, o que gera uma textura saudável.

Devido a essas características, pessoas com esse tipo de pele produzem gordura na quantidade correta, sem brilho em excesso ou ressecamento. 

Além disso, os poros são pequenos e levemente evidentes, o que traz uma aparência aveludada e com poucas imperfeições.

Cuidados com a pele normal

De todos os tipos de pele, a normal é que demanda o menor volume de cuidados. Mas isso não significa que eles não devem existir e que ela está imune a todos os problemas.

Então, o mais importante é não errar no básico, mantendo uma rotina de limpeza, hidratação e proteção solar. Além disso, é fundamental manter uma alimentação balanceada e beber bastante água.

Dessa forma, será possível preservar o bom equilíbrio entre sebo e água e prevenir o surgimento de sinais indesejados, como marcas de linhas de expressão e rugas.

Tipos de pele: seca

A contrário da pele normal, a pele seca apresenta deficiência de água e sebo. Isso faz com que ela apresente um aspecto áspero, opaco e sem brilho.

Então, com a baixa oleosidade e perda de água em excesso, ela tende a craquelar com facilidade, ocasionando coceira, vermelhidão e proteção reduzida.

Além disso, com o tempo, os fatores hormonais, as condições climáticas e banhos com altas temperaturas podem agravar esse quadro.

Um fato interessante é que o número de mulheres que apresentam sinais de pele seca é significativamente maior do que homens e alguns fatores genéticos como a menopausa podem intensificar essa característica.

mulher com pele descascando. Imagem ilustrativa para texto Tipos de pele.

Cuidados com a pele seca

O principal cuidado que pessoas com a pele seca devem ter é a hidratação. Isso porque ela é capaz de aumentar o teor de água da pele, aumentando os níveis de proteção e incentivando a renovação celular.

Por isso, invista em um hidratante com a textura um pouco mais espessa e, se possível, finalize seu skincare noturno com um óleo. Dessa forma, o sabonete de rosto não vai agredir a barreira de gordura, que possui níveis de sensibilidade em todos os casos.

Também é importante procurar produtos com ativos emolientes, responsáveis por repor a camada lipídica da pele, reter água e trazer mais maciez.

Além disso, devido à maior chance de aparecimento de rugas, é recomendado adicionar produtos anti-idade ao seu tratamento facial.

Pessoas com a pele seca também devem ter cuidado com esfoliações para não remover sebos importantes e ressecar ainda mais a derme.

Oleosa

Esse é um dos tipos de pele mais comuns no Brasil e apresenta aspecto brilhoso graças a alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. 

Por esse motivo, deve-se redobrar os cuidados para proteger o rosto de entupimento de poros e inflamações como espinhas e cravos.

Pessoas com a pele oleosa também possuem poros mais dilatados devido ao excesso de oleosidade acumulado, tornando-os mais visíveis.

Então, as principais características deste tipo de pele são:

  • Brilho intenso;
  • Alta umidade;
  • Sensação pegajosa;
  • Poros abertos e irregulares;
  • Alta tendência de aparecimento de acnes.

Cuidados com a pele oleosa

Muitas pessoas que têm a pele oleosa acham que devem lavar o rosto várias vezes ao dia para torná-la mais seca. Contudo, essa não é, necessariamente, a melhor escolha.

Isso porque, o seu corpo pode intensificar ainda mais a produção de sebo e causar um efeito rebote. Portanto, não é recomendado lavar o rosto mais do que 2 vezes por dia.

Outro ponto importante é evitar água muito quente e sabonetes que removam a oleosidade de forma excessiva. 

Quem tem a pele oleosa deve entender que o objetivo não é eliminar os óleos, até porque o corpo não vai parar de produzi-los graças a uma questão genética.

Portanto, a ideia é controlar os níveis de sebo na derme para evitar acúmulo nos poros e o surgimento de acnes, mas não eliminá-los completamente.

Então, algumas dicas importantes para esses casos são:

  • Dê preferência por água fria para lavar o rosto e fechar os poros;
  • Evite cremes que contenham aveia, ureia, própolis e semente de uva, pois eles contribuem para o aumento da oleosidade;
  • Utilize filtro solar diariamente, até em dias nublados;
  • Escolha cosméticos oil-free (livres de óleo);
  • Faça o teste com sabonetes à base de ácido salicílico e enxofre.

Mista

Esse é um dos tipos de pele que apresenta uma combinação entre a oleosa e a seca. Contudo, essa mistura não acontece simultaneamente, e sim em partes específicas do rosto.

Portanto, a pele mista apresenta aspecto oleoso no que se chama “zona T”, composta por testa, nariz e queixo. Por outro lado, as regiões da bochecha e extremidades do rosto são secas e com tendência a descamação e irritação.

Então, deve-se tomar bastante cuidado para não errar nos cuidados por achar que você tem a pele somente oleosa ou somente seca. Sendo assim, fique atento às seguintes características no seu rosto:

  • Brilho e oleosidade em excesso na zona T;
  • Descamação com facilidade no restante do rosto;
  • Dilatação dos poros na zona T;
  • Problemas com acne;
  • Textura irregular, com alguns pontos secos e outros oleosos.

Cuidados com a pele mista

Para saber como cuidar da pele mista, você deve ficar atento aos cuidados para peles oleosas e secas.

Portanto, tome cuidado para não remover a oleosidade do rosto excessivamente e causar ressecamento ou efeito rebote, aumentando ainda mais a produção de sebo.

Além disso, é muito importante que você não deixe de hidratar a sua pele, podendo optar pela utilização de um gel ou sérum — um produto com textura altamente leve, de alta absorção e espalhabilidade.

Outra recomendação é sempre dar preferência para produtos oil-free, que não deixam a pele pegajosa.

mulher usando creme no rosto. Imagem ilustrativa para texto Tipos de pele.

Como identificar os tipos de pele?

Agora você já sabe como cuidar de cada um dos principais tipos de pele. Contudo, para que você possa montar uma rotina de skincare adequada para você, é importante identificar precisamente quais são as suas características pessoais.

Por isso, elaboramos um teste rápido que te ajudará com essa etapa tão importante. Basta responder às perguntas escolhendo a opção com a qual você mais se identifica e conferir o resultado no final.

Vamos lá?

1. Quando você acorda pela manhã, a sua pele está:

  1. Confortável e hidratada
  2. Repuxada e com algumas descamações
  3. Com bastante brilho
  4. Com brilho na região central do rosto

2. Depois de lavar o rosto, qual é a sensação no seu rosto?

  1. Um pouco repuxado
  2. Leve ardência ao redor da boca e olhos
  3. Confortável e seco
  4. Seco e levemente repuxado nas bochechas

3. Quantas vezes você sente vontade de lavar o rosto?

  1. Ao acordar e antes de dormir
  2. Apenas uma vez ao dia
  3. Várias vezes ao longo do dia
  4. Duas vezes ao dia, com mais frequência no calor

4. Como fica o seu rosto depois que você faz exercícios físicos?

  1. Suado e com vermelhidão nas bochechas
  2. Quente, vermelho e com ardência
  3. Bem suado e pegajoso
  4. Suado e pegajoso em alguns pontos

5. Quando você acorda e passa o dedo sobre a testa, como ele fica?

  1. Com sinais brandos de gordura
  2. Limpo
  3. Com bastante óleo
  4. Levemente oleoso

6. No fim do dia, como você sente o seu rosto?

  1. Um pouco mais áspero do que ao acordar
  2. Com linhas de expressão mais fundas do que ao acordar
  3. Sujo
  4. Confortável, mas precisando de limpeza

7. De maneira geral, como você sente a sua pele?

  1. Macia e sem poros aparentes
  2. Avermelhada e com um toque áspero
  3. Brilhosa e com poros aparentes
  4. Com brilho em algumas partes e ressecamento em outras

Resultados

Para saber exatamente qual dos tipos de pele é o seu, veja a maioria das suas respostas e confira os resultados a seguir!

Alternativa A: se você respondeu a maioria das questões com a alternativa A, a sua pele é normal. 

Isso quer dizer que ela apresenta um aspecto macio e confortável na maior parte do dia. Além disso, exige cuidados mais básicos, como uma rotina simples de limpeza, hidratação e proteção;

Alternativa B: caso a maioria das suas respostas tenha sido a alternativa B, a sua pele é seca. 

Portanto, você não pode deixar de mantê-la sempre hidratada. Caso contrário, ela poderá descamar com facilidade e apresentar sinais de sensibilidade e envelhecimento precoce;

Alternativa C: a maior parte das escolhas foi pela alternativa C? Então a sua pele é oleosa. 

Muitas pessoas ficam tristes com essa notícia pela tendência maior de brilho e acnes. 

Contudo, com a rotina de cuidados correta esses sintomas podem ser controlados e há um ponto positivo: dentre todos os tipos de pele, esse é o que menos apresenta sinais de envelhecimento. Ou seja, sua aparência jovem será preservada por muito tempo!

Alternativa D: por fim, se a maior parte das suas escolhas foi pela alternativa D, você tem uma pele mista. 

Isso quer dizer que pontos como a testa, nariz e queixo apresentam mais oleosidade do que bochechas e extremidades do seu rosto. 

Por isso, é fundamental manter uma boa hidratação para manter a pele uniforme e tomar cuidado com o excesso de limpeza para não causar ressecamentos e efeito rebote.

Cuidados básicos para todos os tipos de pele

Se você não tem muita paciência para rotinas de skincare elaboradas e demoradas ou até mesmo quiser economizar em cosméticos, existem alguns cuidados que funcionam para todos os tipos de pele e são fáceis de colocar em prática.

O primeiro deles é beber bastante água. Essa atitude não vai mudar apenas a aparência da sua pele, mas ajuda em diversos fatores da sua saúde em geral. Para controlar melhor a sua ingestão de líquido, procure tomar entre 35 e 50 ml de água por quilo corporal.

Em segundo lugar está o uso de protetor solar diariamente. Afinal, já faz tempo que esse tipo de proteção é recomendado para o dia a dia, mesmo quando o clima está nublado, protegendo contra os raios UVA e prevenindo doenças como o câncer de pele.

Por fim, mantenha a pele hidratada, independentemente se ela for normal, seca, oleosa ou mista. Isso porque é normal que, ao longo do tempo, haja um aumento do ressecamento, aumento das marcas de expressão e dos sinais de envelhecimento.

mulheres felizes com peles hidratadas.

Cuide da sua pele na Clínica Gadelha

Conhecer os diferentes tipos de pele é fundamental para que você saiba quais os cuidados necessários para manter um aspecto sempre saudável e limpo, de acordo com características específicas.

Afinal, se você montar uma rotina da maneira errada e utilizar produtos inadequados, pode piorar a situação da sua pele ao invés de tratar os pontos negativos.

Por isso, a Clínica Gadelha trabalha na manutenção dos seus melhores traços e preserva ou restabelece a sua juventude facial.

Além de direcionar os pontos de atenção que você deve ter com todos os tipos de pele, realizamos diversos procedimentos, como harmonização facial, botox, preenchimentos, peeling, bioestimulador de colágeno e muito mais!

E para conferir ainda mais dicas de beleza e estética, continue no Blog da Clínica Gadelha!

Share this post